fechar busca

O Yale Hockey Rink, também conhecido como Yale Whale, por conta de sua forma, trata-se de um rinque de patinação pertencente a Yale University, que está localizado em New Haven.

A estrutura possui forma semelhante ao corpo de uma baleia, por isso o “whale”, com seu dorso feito em concreto, medido cerca de 91 metros de comprimento, teto feito de madeira e cabos de aço esticados, auxiliando na sustentação.

Internamente a sensação é de estar dentro de uma baleia, não havendo pilares, que pudessem barrar a visão do público e arquibancada para algo em torno de 2.800 espectadores.

50 anos após o término de sua obra, uma restauração foi feita, passando a ser chamado de David S. Ingalls Rink, projeto comandado por Kevin Roche. Nela foram abertos espaços para cadeirantes, em meio ao público, limpeza e restauração do concreto, antigamente havia duas camadas de concreto, para que melhor suportassem as baixas temperaturas do gelo e estas foram substituídas por uma única camadas mais grossa, o sistema de iluminação, tanto natural, quanto artificial, foram otimizados e uma nova entrada na face oeste foi adicionada, com uma rampa cuja curva segue o modelo original da construção.

Uso

esporte

Cidade

New Haven

Arquiteto

Eero Saarinen

Fotógrafo