fechar busca

The MetLife Building ou Pan Am Building, originalmente pertencente a companhia aérea Pan Am (Pan American World Airways) e posteriormente a companhia de seguro MetLife, que comprou o edifício em 1981, está localizado entre o Grand Central Terminal e a East 45th Street, Park Avenue 200.

O projeto da construção do edifício, teve início em 1954, fazendo parte de um projeto maior que visava a reconstrução do Grand Central Terminal, desenvolvido por Erwin S. Wolfson.

O prédio é atualmente conhecido como MetLife Building, mas muitos ainda o chamam pelo antigo nome. No entanto, não o confunda com o MetLife Tower, que fica da Madison Avenue.

Em 2005, o edifício foi vendido a Tishman Speyer Properties, New York City Employees’ Retirement System e New York City Teachers’ Retirement System.

A construção possui 59 andares, divididos em 10 andares que são vistos na base, mais 49 andares acima, elevando-a ao topo, totalizando 246 metros de altura e 390.700 m² em espaço disponível para escritórios.

Sua fachada é feita de concreto pré-moldado e quartzo.

Apesar de ser considerado um dos 50 edifícios mais altos dos Estados Unidos, representante da arquitetura brutalista dos anos 60, foi descoberto que muitos dos cidadãos nova iorquinos não gostam dele, por estar bloqueando a visão para a Park Avenue.

O edifício foi marcado por eventos positivos, porém também negativos.

Os positivos foram aparições em diversos filmes, como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), “Armageddon” (1998), “Godzilla” (1998), entre outros, além de oferecer um vôo de 7 minutos que ia do topo do prédio até o John F. Kennedy International Airport, de hilicóptero, serviço que durou de 1965 a 1968, mais alguns meses de 1977.

Os negativos foram marcados por um acidente ocorrido e um desses vôos, no qual muitas pessoas morreram e outras ficaram feridas, além de um suicídio de Eli M. Black, que era o CEO do atual Chiquita Brands International.

Uso

comercial

Cidade

Nova Iorque

Arquiteto

Emery Roth & Sons, Walter Gropius e Pietro Belluschi

Fotógrafo