fechar busca

Suntory Museum se encontra próximo a Baía de Osaka, fazendo parte do Tempozan Harbor Village.

O cliente é o fabricante de bebidas Suntory, que solicitou a construção de um museu que faria parte do projeto de comemoração dos 90 anos da empresa.

Cada elemento de sua construção possui uma finalidade própria, mas todas elas conversam entre si e principalmente com seu entorno. Os principais materiais usados foram: aço, vidro e concreto reforçado.

O grande cone invertido, revestido com painéis de aço inoxidável e vidro nas janelas que dão vista para o mar, é onde fica o cinema IMAX 3D, com capacidade para 446 pessoas e uma tela de 20×28 metros. Os outros dois paralelepípedos acoplados ao primeiro volume, são onde ficam o restaurante e a galeria. A vista do restaurante é voltada para a cidade de Kobe, enquanto a galeria, que possui dois andares, sendo um deles com espaço para exposições temporárias e o outro onde fica o acervo permanente do museu, proporciona diversas vistas da baía.

Além desses ambientes, há também diversas lojas e, descendo as escadarias que distam 100 metros do mar e descem 40 metros abaixo do nível térreo da construção, um espaço de interação, com um anfiteatro semicircular direcionado à apresentações ao ar livre.

Foram erguidos cinco grandes pilares, repetindo os encontrados no píer que fica a 70 metros da baía, dando continuidade do projeto ao longo do mar, tornando-o parte dele.

Uso

misto

Cidade

Osaka

Arquiteto

Tadao Ando

Fotógrafo