fechar busca

Spiral é um edifício de uso misto, cuja intenção era a de juntar diversos tipos de ambientes em um único lugar, seu principal conceito de criação era “fusion of art and everyday life” (fusão de arte e vida cotidiana). O projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto japonês Fumihiko Maki, para a Wacoal Corporation.

Ele está localizado em Minami-Aoyama, na cidade de Tóquio. A construção possui nove andares a partir do nível térreo para cima, mais dois andares subsolos, totalizados em 10.560 m²

O prédio é composto por espaços que podem ser usados para exposições, apresentações e atividades do gênero, além de bar, restaurante, café e lojas.

O principal elemento interno é uma rampa em espiral de 15m de diâmetro, que vai de um dos espaços expositivos, uma área circular, até o segundo andar.

Sua fachada é inspirada em todos estes elementos que fluem naturalmente entre si, sendo esta feita de painéis de alumínio retangulares, outra parte em vidro branco fosco, remetendo as divisórias de shoji e janelas de vidro translúcido. Sua estrutura foi feita em steel frame e concreto reforçado.

A iluminação interna fica por conta das janelas e de uma enorme clarabóia circular. No terceiro andar, há uma escultura em arame, feita pela artista Aiko Miyawaki.

Uso

misto

Cidade

Tóquio

Arquiteto

Maki and Associates

Fotógrafo