fechar busca

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2011 foi inaugurada a mais nova unidade do SESC, localizada no Bom Retiro.

O arquiteto Leon Diksztejn foi o autor do projeto de 14 mil m², que teve dois grandes desafios encontrados durante sua concepção, um deles referente a camada de lençol freático, que não possibilitava o aprofundamento de sua estrutura a níveis muito extensos e o outro por estar situado em uma região rodeada de edifícios tombados, limitando sua altura para que esta fosse condizente ao padrão da região.

O edifício é dividido em 4 pavimentos acima do nível térreo, mais dois subsolos. No segundo subsolo é encontrado o primeiro estacionamento e no primeiro, além de mais vagas para automóveis, há também vagas para motos e um bicicletário.

O acesso principal é dado no andar térro (Alameda Nothmann, 185) onde está situado o setor odontológico, entrada do teatro (291 lugares), comedoria, espaço de ginástica multifuncional, que conta com duas sala interligadas, loja SESC, central de atendimento e uma praça banhada pela luz natural proveniente de um vão que segue “perfurando” todos os andares, coberta na última extremidade por um telhado de vidro.

No primeiro andar, o ginásio poliesportivo, onde a quadra principal possui medidas oficiais para basquete e vôlei, pode ser transformado em duas quadras para usos diversos. Ainda no mesmo andar encontra-se a outra parte do teatro (estruturada para proporcionar melhor acessibilidade possível) e um café, que funciona de acordo a programação teatral.

No segundo andar há um espaço voltado a exposições, uma área de recreação direcionada a crianças de 0 a 6 anos, devidamente acompanhadas de seus responsáveis. Além da administração do SESC e uma biblioteca.

O terceiro andar é onde fica toda a infraestrutura de apoio. E no quarto a piscina semi-olímpica de 312 m², que é coberta por uma estrutura retrátil, possuindo aquecimento a gás, o setor de exame médico dermatológico, oficinas, área de acesso livre a internet e uma sala de multiplouso.

Para diminuir os gastos com água e energia, foi instalado um sistema de captação de água da chuva direcionado ao uso das bacias sanitárias e quando a chuva não coopera, a reserva é abastecida pela água da rua. Para o aquecimento da água dos chuveiros e da piscina, a unidade conta com painéis solares que foram colocados na cobertura do prédio. A temperatura da água é controlada por meio de um comando enviado via sensores de calor que captam a temperatura ambiente e assim estipulam a quantos graus sairá a água do chuveiro. Assim como a piscina, os chuveiros também recebem um apoio proveniente do sistema elétrico, caso o sistema falhe.

Em termos de revestimento, os materiais escolhidos foram os de maior resistência e fácil manutenção, como alumínio, cerâmico, granito e piso drenante.

A inauguração do espaço contou com a presença de pessoas ilustres como o vice-governador Guilherme Afif Domingos, show do cantor Dominguinhos, entre outros artistas.

Também no dia 27 de agosto, foi inaugurada a mostra “Lições da Linha”, no espaço de exposições, com as instalações “Metragem” (Edith Derdyk) e “Canto Yellow” (Anne Lindberg). A inspiração das obras veio do próprio bairro, o Bom Retiro, focando na área têxtil, discutindo a linha como vetor de força e campo gráfico e de cor. A exibição vai até o dia 30 de outubro.

Uso

entretenimento

Cidade

São Paulo

Arquiteto

Leon Diksztejn

Fotógrafo