fechar busca

Scotland Street School Museum é um museu da educação escolar em Glasgow desde o mês de Dezembro de 1990, na Escócia, no distrito de Kingston. Ele está localizado em uma antiga escola construída por Charles Rennie Mackintosh entre 1903 e 1906. O edifício é um dos principais atrativos arquitetônicos de Glasgow e está localizado próximo à estação de metrô Shields Road.

O reverendo Alexander Simpson, Tutor do Conselho de Escola de Glasgow, inaugurou a escola em 05 de outubro de 1906. Ela permaneceu em uso até 1979, quando teve que fechar porque não havia alunos suficientes para seguir em operação.

Quando Glasgow foi a capital europeia da Cultura em 1990, o prédio foi restaurado com os desenhos originais de Rennie Mackintosh tanto para decoração de interiores e exteriores, e atualmente conta com salas de aula, espaço para exposições e um auditório. Hoje é propriedade da Companhia de Glasgow que assumiu o compromisso de preservá-la.

O edifício tem um design imaginativo, ultramoderno para sua época. Possui duas torres preenchidas com vitrais que, à noite, brilham com as luzes da auto-estrada próxima M8. Ambos, fachada em pedras e decoração de interiores, mostram a genialidade de Mackintosh com um estilo novo que é inteiramente seu.

Uma escola coeducacional, que necessitou de duas entradas principais separadas, sugeridas  por um plano simétrico. Construída em arenito vermelho e chegando a três andares, contém 21 salas de aula. Uma linha horizontal é enfatizada na colocação de vãos de escadaria dupla, em cada extremidade.

O interior é arejado e foram usados azulejos brancos simples para cobrir as paredes e pilares.

Uso

institucional

Cidade

Glasgow

Arquiteto

Charles Rennie Mackintosh

Fotógrafo