fechar busca

O Centro de Distribuição Renault tem sido descrito como uma das obras mais lúdicas e “brincáveis”. É altamente flexível e adaptável, capaz de acomodar um showroom, salas de treinamento, salas de escritório, um restaurante para a equipe e sala de exposições dentro de um único espaço.

Tem uma área térrea de 25.000 m². Seu espaço é sustentado pelos coloridos mastros tubulares e vigas de aço em arco, formando uma silhueta marcante dentro do contexto de paisagem em que se encontra.

O sistema estrutural que se repete ao contornar a área externa, fica ao redor de um área de 24 por 24 metros, muito maior do que um módulo de planejamento de costume, desenvolvido para maximizar a flexibilidade no planejamento dos espaços internos. Este vão horizontal expansivo se associa a uma altura interna de 7,5 metros, permitindo que o centro acomode uma gama de utilizações desde armazém industrial a subdivisões de escritórios. Envolvido por um telhado contínuo de membrana de PVC, perfurados por paineis de vidro em cada mastro, o edifício é intensificado de um lado, formando um porte-cochère com abertura estreita ao lado de uma galeria de dupla altura. Inicialmente um showroom de carrocerias de carros suspensos, a galeria foi usada pela Renault como um local popular para eventos artísticos e sociais, promovendo a participação ampla da comunidade no espaço.

O esqueleto amarelo dá um caráter facilmente identificável e energizante para o projeto, e isso acabou criando uma imagem tão memorável que a construção, por si só, entre as instalações da empresa, não tinha necessidade de ostentar o logotipo da Renault. Na verdade, está tão intimamente associada com a marca, que por muitos anos a Renault usou-a como pano de fundo em suas campanhas publicitárias.

Uso

institucional

Cidade

Swindon

Arquiteto

Foster and Partners

Fotógrafo