fechar busca

Classificada como uma biblioteca diferente das demais, a Peckham Library and Media Centre tem como principal objetivo encorajar as pessoas a irem atrás de conhecimento, podendo ao mesmo tempo interagir com o resto da população local.

A construção localizada na junção da Peckham Hill Street com a Peckham High Street, faz parte de um projeto  idealizado pela London Borough of Southwark, no qual foi proposto a regeneração urbana de uma das áreas menos privilegiadas de Londres.

Logo após o briefing ser dado, Alsop passou a dialogar com diferentes grupos de moradores da região, que seriam os possíveis usuários do prédio, para assim entender o que o público alvo desejava.

Apesar de ter uma “cara engraçada”, a ideia do projeto era de extrema seriedade, com o propósito de encorajar as pessoas a irem atrás do conhecimento podendo, ao mesmo tempo, interagir com toda a população local.

O prédio conta com diversos tipos de espaços como salas de reunião, outras com computadores de acesso livre à internet, áreas para crianças e até uma seção Afro-Caribenha, atendendo tanto àqueles que procuram algum meio de interação, quanto aos que preferem um ambiente mais silencioso.

A biblioteca possui formato em “L” invertido apoiado por finas barras de aço preenchidas com concreto, que são colocadas de forma inclinada em diversos ângulos.

A fachada e as laterais são de paineis de cobre pré-patinados, dando uma coloração esverdeada. Na parte de trás há uma parede de vidro em várias cores e acima do prédio algo semelhante a uma “língua” laranja.

A Peckham Library é considerada uma contrução verde, pois a parede de vidro permite a entrada de luz naural, diminuindo o uso de iluminação artificial, há também ventilação natural e janelas que podem ser abertas, evitando o uso de ar-condicionado e a “língua” laranja serve para auxiliar na ventilação e evitar que o ambiente se superaqueça, por conta do calor provocado pelos raios solares.

 

Prêmios:

2001 AIA London Chapter Design Award for Best Building

2001 Civic Trust Award

2001 BCIA Award

2000 RIBA Stirling Prize – Building of the Year

Uso

educação

Cidade

Londres

Arquiteto

Alsop & Stormer

Fotógrafo