fechar busca

A Millennium Bridge é uma ponte pedonal que interliga a região norte de Londres, onde se encontra a Catedral de St. Paul, com a região sul, onde está localizada a Tate Modern, cruzando assim o Rio Tâmisa.

Ela possui 320m de comprimento e 4m de largura, não é muito elevada e a altura de suas laterais é de 2.3 metros, o que possibilita aos pedestres uma bela vista da cidade.

Durante a noite, as luzes que iluminam a ponte fazem com que esta se torne uma espécie de “lâmina luminosa” sobre a água.

Duas estruturas em forma de Y com suas extremidades superiores tracionadas por cabos de aço, mais oito cabos divididos igualmente em suas laterais, são os responsáveis pela sua sustentação.

A inauguração da ponte foi em junho de 2000, no entanto, como muitas pessoas passaram por ela, ocorreu um fenômeno no qual a sincronização de passos promoveu uma movimentação nas laterais da ponte, tendo assim que ser fechada por segurança.

Tal fenômeno fez com que os londrinos a apelidassem de “wobbly bridge”(ponte trêmula). A solução para esse problema foi a colocação de alguns amortecedores, que ajudaram a amenizar o impacto causado pelos passos.

Co-arquitetos: escultor Anthony Caro and Ove Arup & Partners

Prêmios:

2003 RIBA Award

Institution of Structural Engineers (IStructE) Murray Buxton Award

2003 The British Construction Industry Civil Engineering – Shortlisted

Uso

infraestrutura

Cidade

Londres

Arquiteto

Foster and Partners

Fotógrafo