fechar busca

O Millenium Dome foi erguido em fins de 1999, na península de Greenwich, a sudeste de Londres. O maior domo do mundo é projeto de Richard Rogers.

Embora considerada uma obra prima da arquitetura, a estrutura teve inicialmente grandes problemas quanto à sua utilização, já que somente abrigou uma pequena exposição durante seu primeiro ano. Custou cerca de 850 milhões de libras (aproximadamente 1,500 milhões de dólares) provenientes de impostos, além de implicar em gastos de aproximadamente 1,8 milhões de libras por mês para a sua manutenção.

A partir de 2005 o Domo do Milênio tem sido usado pela empresa de telefonia celular O2 para a realização de espetáculos e grandes eventos, sendo conhecido desde então como The O2 arena, que agora abriga diversos eventos de música e também eventos esportivos, inclusive com a possibilidade de abrigar algumas das modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

A Cúpula do Milênio cobre uma área fechada de 100,000 m², tem uma circunferência de um quilômetro, e mede 365m de diâmetro (medida pensada exatamente para representar cada dia do ano) e 50m em seu ponto mais alto. No coração da Cúpula existe uma arena central concebida como um espaço teatral aberto, flexível. Organizado ao redor do perímetro existem edifícios de apoio (entretenimento / restaurantes / lojas) junto com 14 áreas de exibição. Para se ter idéia das proporções desta construção: a Torre Eiffel cabe horizontalmente dentro da Cúpula e a Coluna de Nelson verticalmente.

Uso

expo

Cidade

Londres

Arquiteto

Richard Rogers

Fotógrafo