A Igreja de São Francisco de Assis, feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está localizada em Pampulha, Minas Gerais, fazendo parte do Conjunto da Pampulha.
A obra traz consigo uma arquitetura mais ousada, na qual Niemeyer fez uso do concreto armado para criar uma construção com formas, que para a época, eram pouco vistas e inovadoras.
Devido ao fato de seu projeto ser caracterizado como uma arquitetura mais sedutora, o que chamou a atenção de muitos outros arquitetos e artistas, a Igreja não quis consagrá-la durante alguns anos, pois haviam alguns elementos que não lhes agradavam, como por exemplo a imagem de São Francisco de Assis ao lado daquilo que esboça o desenho de um cachorro, visto nos azulejos externos feitos por Candido Portinari, tendo Athos Bulcão como assistente.
Internamente, há uma série de 14 paineis, feitos pelo mesmo artista, que retratam a Via Sacra. Seu projeto de paisagismo foi obra de Burle Marx e os desenhos abstratos feitos em pastilha, que cobrem a abóboda, são de Paulo Werneck.
O Conjunto da Pampulha é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte e foi um dos grandes marcos para a arquitetura modernista do Brasil.
Uso
religioso
Cidade
Belo Horizonte
Arquiteto
Oscar Niemeyer
Fotógrafo