fechar busca

O Hospital del Mar encontra-se na Passeig Marítim de la Barceloneta, em Barcelona, e possui 57.581,69 m².

Ele é, na verdade, resultado de uma reforma feita no antigo Hospital de Infecciosos, projeto de Josep Plantada, de 1925, que originalmente tinha 7 pavilhões independentes. Antes desta, o hospital já havia passado por algumas reformas, sendo uma delas a de 1973, quando uma torre foi construída, local onde ficaria o centro de neurologia, com um anexo para operações cirúrgicas, mudando o conceito de unitarieade empregado logo no início.

O projeto de 1987, fazia parte das reformas realizadas para os Jogos Olímpicos de 1992. Ele tinha dois objetivos principais, o primeiro era reorganizar funcional e fisicamente o hospital, em seguida concluir algumas modificações tanto na estruturação quanto na sua imagem, para melhor adequá-lo à Vila Olímpica que estava sendo construída próxima ao mar. Três outros aspectos foram também levados em consideração, sendo estes: um melhor aproveitamento da luz natural, a relação entre o interno e o externo e a procura por um ambiente de uma atmosfera simples e agradável.

A intenção era deixar bem específica cada função de cada setor do hospital, personalisando-os desde as áreas comuns até as individuais, colocando tudo o que havia de mais avançado, mas ao mesmo tempo, sem ostentação, resultando assim em um local agradável e confortável.

Em 2005, o hospital iniciou uma segunda grande reforma, cuja estimativa é de que se leve em torno de 9 anos para sua finalização. Nela os espaços estão sendo ampliados e modernizados.

A proposta é integrar o hospital a macro-ilha onde há três funções principais: a da saúde, representada pelo próprio hospital, a da educação, com uma unidade universitária e a investigativa, com o Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona.

Outra preocupação é a de preservação de uma área verde.

Prêmio:

1992 FAD Architecture Prize

Uso

saúde

Cidade

Barcelona

Arquiteto

Manuel Brullet e Albert de Pineda

Fotógrafo