fechar busca

Hollyhock House foi projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, para Aline Barnsdall, herdeira da fortuna petrolífera de Theodore Newton Barnsdall.

Esta casa foi o primeiro projeto, em Los Angeles, de Wright e fica localizada na atual Barnsdall Art Park.

Seu projeto inicial era muito maior do que o que foi possível ser erguido, ele contava com uma residência para Theodore e Aline Barnsdall, duas residências secundárias, um auditório, uma casa para o diretor, dormitório para os atores, estúdios para os artistas, entre outras construções, ele deveria ser um teatro completo localizado em Olive Hill. No entanto, foram construídas apenas a casa dos proprietários e as outras duas secundárias (Residência A e Residência B).

O Nome dado a casa, foi inspirado na flor favorita de Aline Barnsdall, a hollyhock, no Brasil conhecida como malva-rosa, que serviu de referência para a decoração, estando evidente no entorno da cobertura da casa, nas paredes, nos pilares e no próprio mobiliário.

Como na mesma época e ao mesmo tempo, Frank Lloyd Wright estava trabalhando em outro projeto, Imperial Hotel (Japão), ele deixou em seu lugar, para acompanhar o progresso de sua obra, seu filho, o arquiteto paisagista Lloyd Wright, e seu assistente, o arquiteto Rudolf Schindler.

Em 1927, a herdeira doou a propriedade, mais onze acres a sua volta, para a cidade de Los Angeles, de forma que serviriam como um parque de arte público, em homagem ao seu pai.

Uso

habitação

Cidade

Los Angeles

Arquiteto

Frank Lloyd Wright

Fotógrafo