fechar busca

O Solomon R. Guggenheim Museum está localizado na Fifth Avenue, próximo ao Central Park. O museu foi projetado pelo renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, no entanto, esta foi sua última obra, pois o arquiteto veio a falecer poucos meses antes da construção ter sido concluída.

A ideia da construção de um novo museu foi proposta em 1943. No projeto original, Wright havia planejado uma grande rotunda, acompanhada de uma menor, mais uma torre.

A pequena rotunda seria designada ao apartamento dos fundadores do museu, no entanto, acabou se tornando escritório e depósito. O Central Park, bom refúgio da barulheira e agitação das ruas de Nova York, serviu de inspiração ao projeto, absorvendo dele as formas vindas da natureza, formas mais orgânicas, que resultaram em suas leves curvas, porém características marcantes do museu.

Formas geométricas também foram usadas, como por exemplo triângulos, círculos, quadrados e arcos, obtendo-se assim um das mais belas obras da arquitetura moderna.

Internamente, há uma enorme rampa espiral, que permite o visitante ir aprecisando a todos os andares, vendo todas as exposições calmamente. Em 1965, o segundo andar do museu foi reformado, para que houvesse mais espaço para a sua coleção permanente que vinha crescendo.

Em 1990-1991, houve uma outra reforma, com direito a uma expansão, projeto de Gwathmey Siegel & Associates, uma contrução de 10 andares erguida discretamente atrás do museu, contendo quatro novos andares de galeria, sendo três delas com pé direito duplo, onde seria exposta a coleção de obras de Thannhauser.

Em 2001, foi aberta a Sackler Center for Arts Education, localizada abaixo da rotunda principal, onde fica o Peter B. Lewis Theater, que fazia parte do projeto original de Wright, mais outras facilidades educacionais.

Uso

expo

Cidade

Nova Iorque

Arquiteto

Frank Lloyd Wright

Fotógrafo