fechar busca

A Fundació Joan Miró se encontra em Montjuïc, Barcelona. Nela estão expostas as obras do artista Joan Miró.

A idéia de criar um local para tornar pública suas obras, surgiu logo após sua primeira exibição, na Antic Hospital de la Santa Creu, em 1968.

O projeto foi feito pelo seu amigo particular, o arquiteto Josep Lluís Sert i López, que idealizou um ambiente bem espaçoso, amplo e de fácil e organizada circulação do público, além de bem iluminado naturalmente. Na cobertura do local, há um terraço que permite ao visitante a possibilidade de se maravilhar com a paisagem ao redor, enquanto observa as obras do artista. Algumas esculturas também ficam expostas no Olive Tree Patio, um jardim interno do local.

Em 1986, foi feita sua primeira reforma, ampliando sua galeria com uma biblioteca e um auditório. O projeto foi de Jaume Freixa, amigo e aluno de Josep Sert, que procurou seguir fielmente as intenções do projeto original. E uma segunda ampliação ocorreu em 2001.

Além do acervo permanente das obras de Miró, a galeria disponibiliza outro espaço chamado “Espai 13”, onde o propósito é estar mostrando as obras de jovens artistas e também realizando exposições temporárias.

Uso

expo

Cidade

Barcelona

Arquiteto

Josep Lluís Sert i López

Fotógrafo