fechar busca

Fawood Children’s Centre em Harlesden, norte de Londres, faz parte da revitalização do Conjunto Residencial Stonebridge. Parte integrante do novo plano diretor para a propriedade, a reforma visa substituir a creche hoje existente entre torres residenciais que em breve serão demolidas. Uma vez que isso acontecer, ele passará a ocupar um parque e será destaque no meio da paisagem. O projeto tem como maior finalidade proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para o aprendizado dessas crianças.

briefing era de um berçário para crianças de 3 a 5 anos de idade, adequado para equipamentos de apoio a crianças autistas e com necessidades especiais, um centro infantil com serviços de educação para adultos e uma base para os trabalhadores da comunidade e serviços de consultoria.

Com orçamento restrito e tempo de conclusão disponível um tanto curto, o projeto exigiu uma criatividade considerável. A Alsop Architects, em conjunto com a equipe da creche e os principais interessados no projeto, desenvolveram um conceito que é a antítese da abordagem tradicional para a concepção de um centro infantil. Os projetos tradicionais tendem a acomodar os berçários dentro de um pavilhão de baixo nível, rodeado por uma área aberta para playground, o que, no Reino Unido, tende a ser uma saída inútil para a maior parte do ano, por conta das baixas temperaturas.

No Fawood Children’s Centre, a equipe procurou proporcionar uma integração total entre os ambientes internos e externos dentro de um mesmo espaço. Uma parte translúcida em contato com uma estrutura sólida flutuam acima de todo o espaço, que juntamente com “paredes” de tela abrangem tanto o ambiente externo para jogos abertos quanto das instalações internas do berçário, que estão alojados em recintos aquecidos separados. Embora os espaços externos não sejam aquecidos, eles estão protegidos contra o tempo ruim e as crianças são livres para transitar dentro e fora dos edifícios, sem a necessidade de casacos e sapatos ao ar livre.

Prêmios:

2006 Civic Trust Award

2006 Hot Dip Galvanising Award, Highly Commended

2005 RIBA London Region Award

2005 RIBA Stirling Prize Short-list

2005 AIA/UK Excellence in Design Awards, commendation

2005 Royal Fine Art Commission Building of the Year — Special Award

Uso

saúde e educação

Cidade

Londres

Arquiteto

Alsop Architects

Fotógrafo