fechar busca

Commerzbank Headquarters é um edifício comercial de 53 andares, medindo aproximadamente 300 metros de altura, localizado em Frankfurt. Foi a primeira torre comercial ecológica da Europa e é também uma das mais altas.

A principal estratégia do projeto foi a de reduzir o máximo possível o consumo de energia interna, por isso os ambientes foram feitos de maneira que houvesse bastante ventilação, as janelas podem ser abertas, diminuindo o uso de ar condicionado e bem iluminados, não havendo tanta necessidade de uso excessivo de luz artificial. Com isso, o edifício passou a consumir apenas a metade do que os outros prédios comerciais consomem.

A construção possui forma triangular e há um átrio concentrado bem no centro da mesma, servindo como área de ventilação e iluminação natural para os escritórios voltados ao lado interno. O projeto de paisagismo destes locais foi feito com plantas da América do Norte, Ásia e Mediterrâneo.

As janelas possuem camada dupla com um sistema aerodinâmico que isola o barulho causado pelos fortes ventos que circulam nas áreas mais altas. Os banheiros são abastecidos com água reciclada e não aquecida. As escadas de incêndio possuem acabamento feito em granito, para que tivessem melhor aparência, resultando assim em um incentivo ao uso desta. As mesas de trabalhos foram colocadas a 7,5 metros de distância das janelas, para que a iluminação fosse aproveitada ao máximo. É possível ver os outros escritórios, da fachada interna, integrando assim todos os ambientes do andar. Galerias, lojas e restaurantes foram instalados em ambientes bem amplos, permitindo a integração e socialização dos funcionários.

Outra questão de extrema relevância à composição deste projeto foi pensar nos funcionários, em criar ambientes que trouxessem o bem estar a eles, pois assim, consequentemente, haveria melhor rendimento no trabalho. O principal material usado em sua construção foi o aço.

Uso

comercial

Cidade

Frankfurt

Arquiteto

Foster Wilson Architects

Fotógrafo