fechar busca

O Centro da Paz, localizado em Hiroshima, é um memorial que conta com diversos elementos em homenagem às vítimas do ataque da bomba nuclear, que ocorreu em 6 de agosto de 1945, em Hiroshima.

A cidade foi a primeira no mundo a ter sido atingida por uma bomba nuclear, por isso foi decidida a construção de um memorial que fizesse todos se lembrarem da tragédia causada por uma.

O Genbaku Dome foi a única construção que permaneceu de pé, parcialmente, após o ataque, por isso vem sendo preservada e já é tombada pela UNESCO.

Ele fazia parte de um projeto elaborado por Jan Letzel e era chamado Hiroshima Commercial Exhibition Hall, foi completado em 1914, nome alterado para Hiroshima Prefectural Industrial Promotion Hall, em 1933.

A edificação era de três andares, estruturada de tijolos, tendo uma parte central com cinco andares que levava a um domo com estrutura de cobre. A parte externa é revestida com emboço de cimento. Ela possui cerca de 1.023 m² e 25 metros de altura.

Ela esteve localizada a aproximadamente 150 metros do epicentro da bomba. Como já foi dito anteriormente, alguns anos após a explosão, desde a reconstrução da cidade até os os últimos anos, diversos monumentos foram erguidos para homenagear os mortos e sobreviventes ao ataque. Entre eles estão os seguintes:

Cenotáfio Memorial (Cenotaph for the A-bomb Victims): em forma de um arco, que cobre os nomes das vítimas, representando uma espécie de proteção às almas das mesmas, debaixo dela há uma inscrição que diz a elas que descansem em paz e que o mal não ocorra novamente.

Chama da Paz (Flame of Peace): é uma chama que permanece sempre acessa, desde 1964, ano em que foi construída. O propósito dela é que seja apagada apenas quando todas as bombas nucleares forem exterminadas.

Museu Memorial da Paz (Hiroshima Peace Memorial Museum): nele está tudo o que foi encontrado após a tragédia, desde roupas, fotos mostrando a situação pós-bomba, um relógio que parou na exata hora em que a bomba atingiu a cidade, entre outros objetos. Sua estrutura é em concreto aparente e as grandes janelas de vidro permitem a entrada da luz natural dentro do ambiente.

Centro de Conferências (International Conference Center Hiroshima): fica no lado oeste do museu.

Fonte de Oração (Fountain of Prayer): em forma de um relógio que marca 8 horas e 15 minutos, hora em que a bomba caiu sobre Hiroshima. Ela representa uma oferenda de água às almas das vítimas, que logo após o atingimento pediam pela bebida, muitos chegaram a morrer de sede.

Ela possui 27 metros (leste a oeste) e 19 metros (norte a sul), jorrando 11 toneladas de água por minuto, que atingem até 10 metros de altura. Durante a noite, a fonte é iluminada por luzes coloridas.

Seus monumentos são predominantemente feitos em concreto aparente.

Todo dia 6 de agosto, a população da cidade faz uma cerimônia em homenagem às vítimas, esta ocorre no próprio Centro da Paz, que também serve para jamais se esquecerem da fatalidade ocorrida, além de rezarem pela paz. Ela começa sempre às 8 horas da manhã e, às 8 horas e 15 minutos, hora em que a bomba foi atirada, a população faz 1 minuto de silêncio. A cerimônia segue até o entardecer, quando ocorre uma segunda, a da lanterna, na qual as pessoas escrevem mensagens de paz, colocando-as dentro de lanternas que são levadas pelo rio Motoyasu.

Uso

expo

Cidade

Hiroshima

Arquiteto

Kenzo Tange

Fotógrafo