fechar busca

O Campus Westend é um dos campus da Goethe Universität. Nele são ministradas as aulas dos cursos de direito, economia, teologia, línguas modernas e linguística  estudos em cultura e civilização. Ele também é conhecido como Poelzig Building, em homenagem ao arquiteto que o projetou, ou I.G. Farben Building, referente ao primeiro proprietário do local, e está localizado em Grüneburgplatz.

A construção possui 9 andares, contendo mais de 55.740 m² de área construída, distribuídos em seis blocos retangulares, todos bem iluminados e ventilados, unidos por um corredor em forma curva, tendo ao centro uma unidade principal onde está situada a entrada do edifício.

Sua fachada é revestida de mármore transvertido e janelas de vidro, enquanto sua estrutura é de aço e concreto.

Originalmente, este prédio foi construído na época da guerra, tanto que serviu como centro de pesquisa, desenvolvimento, produção e administração de magnésio, óleo lubrificante, metanol e, o mais polêmico de todos, Zyklon B, pesticida a base de ácido cianídrico, cloro e nitrogênio, usado nos campos de concentração, sendo a IG Farben seu primeiro proprietário.

A região de Frankfurt foi escolhida por estar no centro da Alemanha e pelo seu fácil acesso tanto terrestre, quanto aéreo.

Após anos, passando por alguns outros proprietários, como o Comando Supremo Aliado e a US Army, foi comprado pela Universidade de Frankfurt e de 1998 a 2001 o prédio passou por uma restauração, para que assim pudesse ser usufruído pela mesma.

Uso

educação

Cidade

Frankfurt

Arquiteto

Hans Poelzig

Fotógrafo