Foi desenhado por Patrick Hodgkinson, em meados da década de 1960, baseado em estudos de Leslie Martin e na arquitetura modernista.
O Brunswick Centre é um centro residencial e comercial em Bloomsbury, Camden, Londres, Inglaterra, localizado entre as praças Brunswick e Russell. O centro possui 560 apartamentos, lojas, cafés e restaurantes, um supermercado, e o “Renoir Cinema”.
O projeto incorpora lojas e uso comercial ao nível do solo, com apartamentos bem orientados acima, todos com espaço para varanda.
O esquema foi aclamado como um avanço no que se diz respeito à habitações britânicas pós-guerra.
A construção começou em 1967 e foi concluída em 1972, embora o edifício acabou sendo menor do que o tamanho pretendido. A planta original se extendia até Euston Road, mas o Ministério da Defesa não quis liberar o local de um edifício que eles alugavam para uso do Territorial Army, Exército Britânico.
Depois de não conseguir atrair um número suficiente de compradores privados a tempo, o setor residencial foi alugado para o London Borough of Camden para utilização como habitação social, enquanto o empreendedor manteve a posse da estrutura e áreas comerciais. O exterior do edifício nunca foi pintado, porque o Município não poderia ter recursos para concluir o trabalho no edifício depois que assumiu o controle. No projeto de Hodgkinson, os blocos teriam sido pintados de creme, uma textura típica do período Georgiano, como uma homenagem para as casas geminadas, que anteriormente se situavam no local e aquelas que ainda a cercam.
Uso
misto
Cidade
Londres
Arquiteto
Patrick Hodgkinson
Fotógrafo