fechar busca

O projeto da British Library passou mais de 30 anos sendo desenvolvido pelo Sir Colin St John Alexander (“Sandy”) Wilson, um arquiteto britânico, palestrante e escritor.

Originalmente planejada para ser construída em Bloomsbury e agora concluída perto de Kings Cross, em Londres.

Começou em 1962 e foi finalmente concluído – após uma história de 35 anos de disputas políticas, derrapagens de orçamento e problemas de projeto – em 1997. Ele a descreveu como sua “guerra de 30 anos”. O projeto inicial era criar uma praça ao sul do Museu Britânico, que exigiria a demolição de uma grande parte de Bloomsbury. Depois de um protesto público, um novo local foi encontrado mais ao norte, entre a estação de Euston e St. Pancras. O novo projeto foi aprovado em 1978, mas depois adiado pela mudança de governo após a eleição geral de 1979 no Reino Unido, quando suas ambições foram reduzidas em meio à alta dos custos.

A arquitetura do enorme prédio foi influenciada por diversas fontes: a arquitetura Vitoriana na área de St Pancras de Londres, e pela arquitetura colegial da Universidade de Cambridge. A utilização de alvenaria detalhada, terraços e telhados multicamadas, interação de elementos do telhado inclinado e gradual intensificação da entrada são referências diretas de Alvar Aalto, em especial o seu Säynätsalo Town Hall.

O edifício foi pré-selecionado para o RIBA Stirling Prize em 1998.

Uso

educação

Cidade

Londres

Arquiteto

Colin St. John Wilson

Fotógrafo