fechar busca

Com 9.000m², o Blizard Building, também conhecido como Institute of Cell and Molecular Science, pertencente a Escola de Medicina e Odontologia da Queen Mary, Universidade de Londres, está localizado em Whitechapel.

A ideia do projeto foi de criar um centro de pesquisas que estimulasse a troca de informações entre todos os departamentos, sendo este um dos motivos pelo qual foi optado o uso do vidro na fachada, que transmite a sensação de transparência, além de proporcionar a entrada de luz natural.

O acesso ao local é dado por meio de uma ponte que interliga o prédio principal com o Wall of Plant, construção do lado oposto. O ambiente interno possui 5 ambiente principais, 4 objetos “suspensos” e um laboratório.

Centre of the Cell (com formato celular, laranja) é um dos “suspensos”, que conta com 195m², tendo como objetivo principal proporcionar uma atmosfera diferenciada ao aprendizado, sendo seu principal público escolas com crianças do ensino infantil.

Mushroom é o segundo deles, trata-se do espaço central de circulação, além de possuir salas de reuniões.

Cloud (em forma de nuvem) e Spiky (em formato mais complexo, “pontudo”) são dois espaços reservados para reuniões e seminários, podendo acomodar até 30 pessoas por sala. Ambos possuem um excelente sistema acústico.

O laboratório ocupa cerca de 3.800m² e fica 6 metros abaixo do andar principal, mas ainda assim consegue receber luz natural.

Prêmios:

2009 The Chicago Athenaeum, International Architecture Award

2006 RIBA Education, London Award

2006 Civic Trust Award

2005 Leaf Award, Best Use of Technology within a Large Scheme

Uso

saúde e educação

Cidade

Londres

Arquiteto

Alsop Architects/AMEC

Fotógrafo