fechar busca

O Museu D’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) está localizado na Plaça dels Angels, próximo ao Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB).

A construção foi erguida ocupando uma área de 4.200 m². Por estar próximo a região da antiga Barcelona, marcada por obras do período gótico, o museu acaba sendo por si só uma referência da arquitetura moderna dos anos 90.

A iluminação natural é predominante em todo o ambiente interno, isso graças as várias janelas e clarabóias, além da cor branca, pertencentes a construção.

Sua fachada é feita com painéis brancos esmaltados e para bloquear a entrada de luz excessiva no local, persianas externas foram colocadas a frente dos vidros, de maneira que estas não bloqueiam a visão para o lado de fora.

A entrada ao museu é dada por um átrio de pé-direito triplo, que leva direto às rampas que dão acesso a todos os 6 andares de exposições do prédio.

Em 2007, o museu abriu um centro de estudos, composto pela The Library Reading Room e Special Collections Room, disponibilizando acesso público aos livros, periódicos e publicações.

A coleção permanente do museu é dividida em três períodos da arte modera, o primeiro indo dos anos 40 aos 60, o segundo abrangendo obras dos anos 60 a 70 e o terceiro voltado à arte contemporânea.

O foco de seu acervo é na arte Catalã e Espanhola datada do período pós-1945, no entanto, há também obras de artistas internacionais.

Uso

expo

Cidade

Barcelona

Arquiteto

Richard Meier & Partners Architects LLP

Fotógrafo