Bankside 123 foi construído no lugar do St. Christopher House e trata-se de um conjunto de 3 edifícios, totalizados em mais de 102.190 m² de escritórios e 9.290 m² de varejo, localizado na Southwark Street, perto da Tate Modern, em Londres.
Projetado com o intuito de torná-lo um espaço público, Bankside 1, concluído em 2005, conta com 12 andares de escritórios, mais 2 espaços de conferência e um health club, sua fachada é feita de vidro estruturado com alumínio anodizado, e “rebarbas” verticais azuis, no 10º andar há um jadim de inverno e um terraço. Bankside 2, concluído em 2007 junto com Bankside 3, acomoda escritórios em 9 andares, 7 estabelecimentos de varejo e estacionamento no subsolo. Bankside 3 possui 9 andares de escritórios mais 6 unidades de varejo.
Todos eles possuem estrutura em aço, com um sistema que resiste ao fogo por mais de 120 minutos, também foram usados terracota e concreto pré-moldado em sua contrução, o que resultou na redução da emissão de CO2 durante o processo.
Em termos de fundação, só foram retiradas aquelas que não condiziam com o novo projeto e o uso da modelagem em 3D auxiliou na prevenção de possíveis problemas que pudessem ocorrer.
Prêmios:
2010 RIBA Award
2008 BCO National Award Corporate Workplace
2008 Office Development Award City Development of the Year
Uso
misto
Cidade
Londres
Arquiteto
Allies & Morrison
Fotógrafo