fechar busca

O Albion Riverside está localizado na margem sul do Rio Tamisa entre Battersea e Albert Bridges, próximo ao Riverside Apartment and Studio, também projetado pelo Foster and Partners. Ele se trata de três prédios interligados por meio de algumas “facilidades”, espaços públicos e passagens.

A proposta era criar um  lugar no coração  da cidade onde as pessoas pudessesm morar, trabalhar e se divertirem.

Varejo e escritórios estão localizados no térreo, estacionamento no subsolo, residências, incluindo casas de baixa renda, acima, além de uma piscina de 20 metros interna. Possuindo 11 andares, sua altura foi projetada para que respeitasse as das demais construções a sua volta.

Seu formato é todo assimétrico, cheio de curvas, sendo este um dos motivos que geraram o grande desafio de encontrar um material para cobrir os 3,000 metros quadrados, com a necessidade de que este fosse flexível ao mesmo tempo que proporcionasse uma alta qualidade acústica e térmica. A solução foi o uso de uma cobertura em metal galvanizado.

Sua fachada é predominantemente de vidro , provocando um efeito translúcido e brilhante, que varia de acordo com o tipo de luz do dia ou o ângulo em que é visto, além de oferecer uma belíssima vista aos residentes que possuem seus apartamentos voltados para o rio, de modo que estes, principalmente os que moram nos andares mais acima, tenham a sensação do prédio estar “invadindo” as águas, tornando-as parte do cenário interno. A fachada oposta, por sua vez, é composta por várias barras de alumínio, sacadas e janelas.

Em geral, os andares possuem 26 apartamentos, totalizados em 183, que podem variar de um a quatro dormitórios, mais doze duplex localizados na cobertura, com todos eles possuindo ar-condicionado, aquecedor central independente e uma tecnologia inteligente pré-instalada, que permite o proprietário controlar os principais serviços do local via internet ou celular.

Uso

misto

Cidade

Londres

Arquiteto

Foster and Partners

Fotógrafo